terça-feira, 12 de agosto de 2008

O jornalismo copy/past

Do jornalismo figueirense, penso, está tudo dito. O jornalismo do politicamente correcto, do agradar ao poder, do não fazer ondas. Essas coisas todas. Mas, que diabo, podiam ter algum cuidado, quer dizer, alguma preocupação em informar os seus leitores, com um mínimo de veracidade.

É raro passar-lhe os olhos por cima, mas desta vez, e se calhar com algum atraso, dei com um desses trabalhos jornalísticos de copypast na edição do passado dia 6 do corrente. E dei com ele por se tratar de um texto meu, publicado aqui neste bloguito. Sobre Rafael de Sousa, um dos atletas olímpicos figueirenses.
Neste texto existe um erro, que o deixei propositadamente após ter sido corrigido por um anónimo que me fez o favor de o corrigir, num comentário. Agradeci a correcção e justifiquei o meu erro. Porque este meio de comunicação não é propriamente um órgão de comunicação social no seu sentido lato, penso que um visitante de um blogue também terá interesse em ver os comentários ou em comentar. Assim, a minha incorrecção não terá levado ninguém em erro, muito por via do referido anónimo, que, também, diga-se em abono da verdade, me elucidou. Mesmo sabendo do erro, fiquei com a consciência tranquilíssima.
O jornal em questão é o “A voz da Figueira” e o erro é que o nome de Rafael de Sousa não foi atribuído à carreira de tiro em 1932, ano em que o atirador foi a Los Angeles, aos Jogos, mas sim nos inícios dos anos 80, pela CMFF. O atirador quiaiense faleceu, a 20 de Outubro de 1982, com 82 anos.
Como copiar é fácil podiam também ter copiado os comentários, fornecendo assim uma informação mais completa e fidedigna.
(A foto de Rafael de Sousa foi-me cedida pela Junta de Freguesia de Quiaios. Aqui deixo os devidos agradecimentos)

4 comentários:

AC disse...

Voz da Figueira!!!
Esse pasquim do Estado Novo,ainda bota faladura?

Anónimo disse...

Desconhecia este espaço.
Quero felicitá-los. é um blog arrumadinho, fundamentado, bem escrito, com temas interessantes.
Parabéns. Vou ficar cliente.

Anónimo disse...

Não conhecia Rafael de Sousa.

Fiquei a saber, sem ser através de copy e paste, que para além de bom atirador tinha outra virtude, era atleta do Sporting.

alex campos disse...

salvoconduto:
Há outro figueirense, grande atleta, também do Sporting. Álvaro Dias, também está cá na "aldeia".