sexta-feira, 13 de março de 2009

Braguissímo II, Fernanda Ribeiro ou “Quem conhece Afonso Alves?”



Decididamente ando a embirrar com a imprensa desportiva. Quer dizer, não é bem desportiva, é mais futeboleira, pois mais de 95% das suas edições falam-nos no pontapé no coiro. Também não é que a leia muito ou que me faça muita falta, mas sempre se vai lendo alguma coisa, seja num café, seja noutro sítio qualquer.
A de hoje, após mais um brilharete internacional do Sporting de Braga, uma equipa que podemos considerar da segunda linha portuguesa, as manchetes falam-nos de um tal Afonso Alves que não conheço e penso que muitos portugueses também não saberão quem possa ser. Acho irritante. É necessária uma lupa para procurar a referência à equipa minhota na primeira pagina. Exercício desagradável.
E não me digam que estou azedo devido à figura de urso que o meu desalmado Sporting andou a fazer por essa Europa fora. Em defesa dos leões só posso dizer que até a perder somos grandes.
Ainda há dias a D. Fernanda venceu uma prova já de uma certa importância e não teve mais do que umas poucas de linhas a noticia nos vários jornais. É certo que a senhora já não ganha com a regularidade com que ganhava quando a tratávamos por Nandinha. Mas Fernanda Ribeiro, aos 40 anos, não tem problemas nenhuns em continuar a correr. Sem complexos. Simplesmente porque gosta. E também porque é teimosa. O tendão agora não a chateia, como a chateou quando ela mais precisava que a não importunasse. Mesmo assim só as melhores conseguem chegar à sua frente. Mas mesmo que D. Fernanda chegasse em último estaria a fazer o que gosta de fazer. Mas mesmo que D. Fernanda chegasse em último seria merecedora da nossa admiração, do nosso aplauso, do nosso respeito. Porque a memória não deve ser curta.
Lembro-me, há pouco mais de dez anos, assisti a um Campeonato Nacional de Corta-Mato. Na prova feminina estavam campeãs europeias e mundiais em pista. A vitória, facílima, de Fernanda Ribeiro, foi algo de espectacular.
Viva o Sporting de Braga. Viva a Fernanda Ribeiro.

1 comentário:

Anónimo disse...

bibó benfica, carago....