sexta-feira, 13 de março de 2009

A manif

foto daqui
Mais de 200 mil trabalhadores manifestaram-se esta tarde em Lisboa contra a política desastrosa e de mentira do governo do “partido socialista”, uma sequência, aliás, da política seguida pelos sucessivos governos há anos. Da resolução aprovada deduz-se que os trabalhadores e os sindicatos que os representam estão atentos, não se deixarão enganar e têm propostas:


«É preciso identificar as causas e os responsáveis dos bloqueios criados à sociedade, e, através da luta, exigir resposta positiva às propostas e reivindicações dos trabalhadores e da CGTP-IN. As medidas e propostas do Governo são insuficientes e, em alguns casos, inadequadas. A economia tem de estar ao serviço dos trabalhadores e do povo e não subordinada aos interesses dos grupos económicos e financeiros. Queremos uma sociedade onde se privilegie a dimensão humana como factor do progresso, que reparta a riqueza de forma mais justa, que respeite e dignifique quem trabalha, que recentre o papel do Estado e promova serviços públicos de qualidade a favor dos portugueses e do desenvolvimento do País.»

9 comentários:

Anónimo disse...

Querem ver que é desta que o PCP vai para o governo!
A verdade está com eles, os outros... quero dizer, os responsáveis pelo governo, são uma cambada de ignorantes, porque não sabem nem ouvem as soluções do PCP.
Tristeza.

alex campos disse...

Tristeza, tristeza mesmo é termos medo das nossas próprias opiniões, num país que se diz livre.
O anonimato é execrável, porque cobarde.
Os do governo não são ignorantes, sabem bem para quem governam, mas isso é do conhecimento de toda a gente.

Formiga disse...

Ainda mais triste é uma central sindical, dos trabalhadores, que vende os direitos de quem trabalha...
Claro que estou a falar da UGT..
Todos dias, em algum lado, lá está um sindicato amarelo a vender direitos de quem trabalha...

Anónimo disse...

Reitero o direito democrático dos cidadãos se manifestarem ordeiramente. Mas,sorrio quando pressinto o entusiasmo dos activistas sindicais que fazem, mecanicamente, a ilusória transferência desse protesto social para a alteração do voto político! Não há maneira de perceberem a inteligência emocional das pessoas... Veremos nas próximas eleições qual será o sentido maioritário do voto.

Anónimo disse...

O primeiro anónimo:
Não tenho medo das minhas opiniões daí as estar a transmitir. Agora ser anónimo ou identificado, não muda a minha opinião não acha?
Qanto ao repto do "neoliberal", penso que o sentido de voto deve ser no PCP, desde as primeiras eleições livres que oo seus dirigentes afirmam que o PCP está a subir.
Deve ser desta que vão formar governo.

samuel disse...

"Mais vale ser um bêbado famoso do que um alcoólico anónimo", disse alguém com graça.
Deve haver uma maneira de adaptar isto aos comentadores... :-)))

Abraço!

carlos freitas nunes disse...

Um dia destes tive que me deslocar ao hospital. E estava precisamente na sala de espera principal do grande hospital. Na sala, contando comigo, estavam duas centenas de doentes e acompanhantes. Também andavam por lá pessoas vestidas com batas de cores variadas que transportavam papéis de um lado para o outro, pareciam formigas, quando se encontravam, cumprimentavam-se e continuavam ao longo da sala de espera e pelos corredores, batendo educadamente às portas antes de entrar, a transportar papéis. Eu, para passar o tempo, olhava com estes olhos com que nasci, para aquelas gentes variadas e colegas no infortúnio e pensava comigo mesmo, coisa que sei fazer, até em voz alta: são estas pessoas que vão votar nas eleições. Dei um salto da cadeira, pois havia compreendido porque é que muitos continuam a confiar nas eleições. Pudera, assim até eu! Aliás confiam tanto que andamos nisto à um ror de anos. O Estado Novo, era um regime abjecto, mas os seus defensores diziam alto e bom som que era necessário manter o povo analfabeto para não colocar o regime em causa. Quem acabou por beneficiar desse desiderato foram afinal os democratazinhos que ascenderam ao poder pós-25A. Enquanto os condicionados pelas puliticazinhas do anterior regime não morrerem, os politicuzinhos actuais podem continuar a confiar nas eleições. Até ver.

duarte disse...

Eles tremem,eles tremem...
E nós , não nos dobramos...ou melhor só me dobro assim na casa de banho.
Ontem tive de ter uma daquelas conversas acaloradas, com "gentalha"(que por aqui não falta) reacionária...
E o melhor dessa conversa é que o mais acérrimo defensor do anti-sindicalismo, anti-comunismo era o mais ignorante de um grupo de 10 pessoas!!!
Sintomático?
abraço do vale

Anónimo disse...

Alex
Os cães sempre ladraram ao verem a caravana passar, mas...Ela segue impávida e serenamente o seu caminho, rumop ao SOCIALISMO.
Abraço