quarta-feira, 4 de março de 2009

O Sr. vereador demitiu-se. Porquê?

por Augusto Alberto


Pela imprensa nativa fiquei a saber que o Sr. Vereador do Partido Socialista, número um da sua lista, pediu escusa e foi-se. O Sr. ex-Vereador resolveu caminhar pelo próprio pé antes que outro pé o fizesse caminhar. Antecipou-se à decisão de ser deixado pelo caminho, sentiu que houve ingratidão e bateu com a porta, mas ao contrário do que provavelmente pensou, sem grande estrondo, porque não é uma figurona. Só foi número um porque na altura o Partido Socialista estava ainda em fase de lamber visíveis feridas e de vitória incerta e foi, nesse instante, o que melhor estava à mão. Hoje, acha o Partido Socialista que se calhar as coisas estão mais distendidas e evidentemente há que dar oportunidade a uma figurona, nem que da Figueira só conheça o areal.
O senhor ex-Vereador neste instante, parece-se com o atleta que fala fino e alto, mas na eminência da competição, se ela for a doer, arranja sempre uma desculpa para se escapar. Perde geralmente por omissão.
Li atentamente as razões da renúncia e tenho alguma dúvida que o Sr. ex-Vereador, agora só Dr. Vítor Sarmento, tenha percebido alguma coisa. Atenda-se ao que disse:
Não tem relações com a direcção local do PS desde Abril do ano passado. Que foi marginalizado no último acto eleitoral para a Concelhia, não tendo sido ouvido para a constituição das listas. Alterou-se a relação com o Presidente da Concelhia local, João Paredes. Que a direcção local do PS deixou de reunir com os vereadores, ou a concelhia já não valoriza o trabalho ou não há disponibilidade para essa articulação. Apesar da ruptura com a direcção local, mantém-se militante, pelo que está disponível para fazer campanha a favor do candidato socialista à câmara, à excepção de António Alves.
Explicou tudo, só não esclareceu o que acima digo e me parece ser certo, mas é uma pena que o Sr. Dr. Vítor Sarmento não tenha aprendido nada. Ou seja, o Sr. Dr. que se cruzou por outros locais, noutros tempos, mal sabia que afinal, aqui nos teria de vir falar de novo da falta dessa democracia interna, com todas as letras. Afinal, descobriu pela segunda vez, que ela não existe e que isso só lhe trouxe infelicidade. Aliás, quem prestar mais atenção às razões, poderá suspeitar que pela sede do PS local só por lá caminham diariamente as aranhas. Então, eu que acho que o Sr. Dr. é pessoa de bem, aconselho-o a pensar seriamente nesta coisa da militância partidária, para não ter de se sentir só e de novo abjurado.
Mas aquela de fazer campanha a favor do candidato socialista à câmara, à “excepção de António Alves”, é uma pérola. O que fizeste tu homem, que criaste no seio do teu Partido um anti-corpo muito sério? Nos Partidos sérios essas coisas resolvem-se com tino e chá, não na praça pública. Que raios, ambos começaram em boa escola e agora estão a escangalhar tudo.
Mas ainda relativamente ao Sr. ex-Vereador, acho bem que se mantenha disponível para novas batalhas, ainda que se pareça mais uma vez, com aquele atleta que acima refiro, que depois de renunciar à competição, volta ao treino para preparar nova recusa, até que um dia, já sem vontade, renuncia de vez. Mas atenção, porque o Partido Socialista ainda é poder e pelos jeitos com mais ou menos dificuldade vai continuar a sê-lo. Não vá o diabo tecê-las, Sr. ex-Vereador, faz bem em não se precipitar.
É uma pena que as coisas aconteçam e acabem assim, mas que dê para ter pena, ai isso não dá.

5 comentários:

Anónimo disse...

É a vida...
Os ex-comunas são como toda a gente, os porcos ou os melões. Nem todos são iguais, há uns mais iguais que outros: enquanto uns sobem a grandes palcos, os outros saem pela esquerda baixa.

Anónimo disse...

Ó meus caros, de ex e anti-comunistas está o inferno cheio.

Capitão Merda disse...

Em tacho que está vazio, todos se abespinham e ninguém tem razão...

;)

filipe disse...

Porque será que, perante estas misérias humanas, conseguimos nós sentir mais vergonha que os próprios? Para mais, sendo certo que tudo nos diferencia deles e dos seus sujos comportamentos.
Enfim, devemos ser nós os "anormais", melhor, uns doidos varridos...
Saudações fraternas.

Anónimo disse...

ó senhor Alberto, o senhor é que vai ser o candidato da CDU?