sexta-feira, 3 de abril de 2009

Aos anónimos, com gosto

por Augusto Alberto



Mais uma vez o anónimo neo-liberal veio aqui fazer aquilo que muito bem faz, destilar o seu ácido anti-comunismo.
Quero dizer-lhe desde já que me não impressiona a lista de gente, em referência, que se afastou do meu Partido. Escusa de me os dizer. E bem sei que gente que continua íntegra, nestes tempos difíceis, resolveu pelo seu afastamento, mas não serão muitos, felizmente. É um direito, ninguém é obrigado à militância política e por isso só ficam os que querem ficar, porque assim é que deve ser. Mas não é desses que se trata, mas daqueles que tremeram e caíram para o lado de lá. Também normal, porque a espinha sempre direita às vezes provoca lombalgias, para usar uma linguagem do foro desportivo, e quando as dores são muitas, às vezes um tipo desiste. Quero dizer-lhe que na minha longa carreira desportiva e de cidadania, já muitas vezes tive dores, sobretudo lombalgias, talvez a minha lesão de culto, porque um corpo esguio como o meu e muito castigado pelo exercício, de volta e meia, lá torce, mas nunca desisti, nem do ponto de vista desportivo nem do ponto de vista da cidadania.
Mas aos anónimos, um liberal, o outro, sem apêndice, sempre lhes digo que o principal do meu texto é a questão da democracia. Essa democracia de que tanto gostam de falar e cultivar. É sobre a questão do papel que cabe a um cidadão organizado politicamente. Que espaço para a sua opinião, para a sua participação, de que modo pode intervir e provocar mudanças e de como pode viver em convívio político com outros? Estas são as questões fundamentais a que quis chegar. Mas pelos vistos, os anónimos, não se sentem incomodados, porque afinal esta coisa da democracia e do convivo politico, é para dar de barato, ou coisa para ser exigida unicamente a comunistas, porque aos outros, estamos falados, ou então, estamos perante alguém que levado pela cegueira anti-comunista fica obliterado do ponto de vista intelectual. É o mais certo.

Dando de barato as bravatas anti-comunistas e o insulto já por demais batido, sem novidades… sempre lhes digo meus caros senhores, que estamos perante alguém que já foi comunista e agora escala o mais raivoso anti-comunismo, ou então, já nasceu biologicamente anti-comunista, e então, só o pode ser de modo visceral. Ambas são, no mundo de hoje, formas democráticas de estar na vida e por isso, não julguem que me incomodam. Não tremi num dia de Janeiro de 1971, era eu um jovem de 22 anos, quando um fascista de um capitão do exército me acusou de dedo em riste, de ser comunista e de estar a contribuir para o derrube do governo e de seguida, fazer o que um fascista sempre fez, e não será agora que tremo com as boutades de gente assim. Tudo bem.
Mas antes que me vá, sempre quero dizer ao anónimo neo-liberal que a sua posição quanto à homenagem a Agostinho Saboga, não merecerá, de modo sensato, grande comentário. Mas vá destilando, porque um dia os poros se lhe hão-de fechar. Vai ver.

9 comentários:

Anónimo disse...

Bem escrevia o Té para canção do Rui Veloso. Eu nunca vi pátria assim pequena com tantos feitos. O sr. é o verdadeiro Zé das Medalhas. O problema é que com tanta verticalidade consegue que decidam por si e quantas vezes sem lhe perguntar nada, mas continua a achar que é o maior. Talvez seja por haver uns tantos "com tantos feitos" que os dr lá dos cumunas continuam a decidir sobre o partido dos operários, coisa estranha não???,veja a lista ao PE mas o sr é feliz.
ANÓNIMO SEM GOSTO?
RUMO À VITÓRIA

alex campos disse...

Há quem goste de vomitar... aí está um exemplo.
A gente que se afatou tem um inconveniente: o Partido não aceita devoluções. Lá terão que aguentar com as zitas, os vitais e outros que tais.

Anónimo disse...

Ora deixa cá experimentar a sensação.

Comunas! Malandros! Comedores de crianças! Matadores de velhos com injecções atrás da orelha!!!

Nááá!... Não dá gozo. Para além de os argumentos serem sempre merdosos e os mesmos, qual é o gozo de atirar pedras escondido, a tremer das pernas... corajosamente anónimo?

Nááá! Foi a primeira e última vez!

anónimo "neoliberal" disse...

"Dando de barato as bravatas anti-comunistas e o insulto já por demais batido, sem novidades… sempre lhes digo meus caros senhores, que estamos perante alguém que já foi comunista e agora escala o mais raivoso anti-comunismo, ou então, já nasceu biologicamente anti-comunista, e então, só o pode ser de modo visceral." ????????? É claro que não possuo o ágil descernimento comunista, mas não entendo o conteúdo cifrado acima transcrito. A que ou a quem se quer referir o douto autor do post? Que quer insinuar ?

Fernando Samuel disse...

A meu ver os anónimos (neoliberais e etc) têm direito a ser anónimos - e não têm culpa de a inteligência, a cultura e a lucidez terem passado por eles como cão por vinha vindimada...

Um abraço.

Guimaraes disse...

Parece que o anonimato é praga na Figueira.
Poucos comentários em blogues aparecem ser ser anónimos.
De que têm medo? Dos papões ou do homem do saco?
Ponham-se de pé, porra!

samuel disse...

Rais parta! Parece uma praga...
Gente sem identidade é tão triste!

Abraço

Anónimo disse...

Anónimo igual a todos vós. Nenhum de vocês escreve com o próprio nome, escrevam vá e coloquem o nome verdadeiro, e já agora a foto, são tão valentes mas estão atrás de um "marreta" "fernando samuel" "Cantigueiro" "alex campos" isso é o quê, não é ser anónimo? mostrai a foto o nome verdadeiro, para de facto vermos os Zés das medalhas. Vamos a isso. Quero ver como é. Garanto-vos que não sou menos valente ou corajoso que vós, nem falto às discussões, bem sei que de quando em vez também perco na discussão de edeias mas não falto tá e mais tenho convicções e defendo o partido dos operários. Como escreveu Vinicius, vai ter que chegar o tempo de "E foi assim que o operário
Do edifício em construção
Que sempre dizia sim
Começou a dizer não."...
"Em vão sofrera o operário
Sua primeira agressão
Muitas outras se seguiram
Muitas outras se seguirão" ... e finalmente "Uma esperança sincera
Cresceu no seu coração
E dentro da tarde mansa
Agigantou-se a razão
De um homem pobre e esquecido
Razão porem que fizera
Em operário construído
O operário em construção."
OPERÁRIOS SABEIS!...
ANÓNIMO SEM GOSTO?
RUMO À VITÓRIA

Anónimo disse...

Já agora organizem-se ponham em prática o que com sabedoria o camarada escreveu: (...)Que se não diga que «não há gente»! Algumas grandes lutas políticas, quando bem conduzidas, desmentem uma tal afirmação. A experiência mostra que, para a condução das grandes lutas políticas, é necessário, possível e decisivo, atrair à sua preparação e direcção centenas de lutadores de vanguarda. (…)
ANÓNIMO SEM GOSTO?
RUMO À VITÓRIA