sexta-feira, 24 de abril de 2009

Para quando um elevador?

Augusto Alberto

Basicamente em cima dos sessenta, sinto-me cansado, às vezes muito, quando subo em cima da minha bicicleta a parede que é a ladeira de Santa Bárbara, onde vivo, com uma pendente muito perto dos 20% e com cerca de 700 metros para trepar e vencer. Hoje, especialmente cansado, apeteceu-me apear, por pé no chão e subir calmamente a penantes, mas a questão é que tenho vergonha e defendo-me o mais possível da ideia de que estou a ficar velho e cansado, sobretudo depois de mais de trinta anos as pessoas se terem habituado a verem-me como o atleta, que nunca cedeu, ao calor, ao vento, ou ao frio.
Outro dia, uma vizinha lançou-me palavras de incentivo, vinha eu em esforço desalmado e só tive tempo para lhe gritar; - dava jeito um elevador. Num ápice, lembrei – me do dia em que tentei convencer o “Pedrinho” a aceitar a ideia falhada, do João Soares, relativa ao elevador da baixa Pombalina para o Castelo, ali pelo Poço do Borratem, a transferi-lo para a Figueira e montá-lo exactamente logo à subida da minha ladeira. Dava um jeito do caraças, a mim e a todos aqueles que a têm de subir, porque a descer todos os santos ajudam, sobretudo em tempos em que a população envelhece a olhos vistos. Acontece que o “Pedrinho” foi embora e mandou-me dar uma volta, até porque no fim da peça jornalistíca em que sugeri a montagem do dito, acabei por estragar tudo, porque logo a seguir, o convidei a subir à torre do elevador, para lá do alto, aproveitar para mirar os papalvos dos figueirinhas que nele votaram. Com um final assim, qual elevador? Vou continuando a gramar a ladeira, e a consumir-me em esforço.

Estava eu a pensar nestas coisas, após um tempo longo fora da Figueira, e preparava-me agora para vender a ideia ao actual Presidente da Junta de Buarcos, dando-lhe uma boa dica e malha para a sua campanha, mas no regresso, fiquei surpreendido e pasmado com o que li. O actual Presidente Socialista da minha Freguesia de Buarcos, foi apeado e indicada a porta da saída e ainda por cima, a de trás. Confesso que não esperava outro tralarô no Partido Socialista da Figueira da Foz. O actual Presidente da Junta, na imprensa local, disse das boas, deixando as orelhas do Partido, bem rosadas, aliás, na linha do que deixou público também o ex- vereador e cabeça de lista do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas. De seguida, o Partido deu-lhe o troco, estava-se mesmo a ver. Retirou-lhe a confiança e logo dois colegas do executivo da Junta, apresentaram a demissão, juntamente com mais dois membros da assembleia de Freguesia. Oportunamente o PPD/PSD, cá da terra, aproveitou para cavalgar sobre o Partido Socialista, esquecendo que tem um chapéu carregado de buracos, tantos os tiros que lhe tem dado. Em definitivo, as coisas não vão bem nos partidos do poder.
Aproveito para dizer que em matéria do treino, sabe-se que o mesmo erro técnico cometido sistematicamente por vários membros de uma equipa, é sinal de que existe ao nível da preparação desportiva, uma falha. Levando à letra esta teoria, quer dizer que muito provavelmente os partidos do poder, por cá, andam a treinar mal. Talvez não fosse mal voltarem a rever os manuais.
Só tenho de concluir que nesta terra, as bolas vão sempre direitinhas para o pinhal e por isso, não consigo resolver o assunto. Cada vez que me proponho, as personalidades estão de saída. Que lástima!
Já agora, deixo uma pergunta ao ainda actual presidente. O que te deu homem, para largares os bonecos e avançares para a politica? Essas decisões merecem demorada reflexão, porque as variáveis são muitas e qualquer passo mal dado, vai necessariamente dar dores de barriga. Uma pena acabares assim…

1 comentário:

Guimaraes disse...

Então o amigo queria subir com facilidade com as ideias que expressa?!
Para subir com facilidade tem de fazer como alguns (e algumas) seus ex-camaradas e inscrever-se nas equipas adequadas.
Se adquirir a qualidade de afirmar que nunca disse o que acaba de dizer, não precisa do tal elevador e até corre o risco de ir fazer companhia aos chernes, chaputas e outros peixinhos.
Cuidado que com a rapidez da subida pode entrar em órbita!