sexta-feira, 10 de abril de 2009

PS/PPD/PSD

por Augusto Alberto


O incrível Pedroso, tão bem caracterizado no "Dr.Xecq e Sr.Quil", homem de muitos méritos, avençado, de muitas, várias e fecundas consultadorias, nesta matéria uma espécie de vampiro, putativo Presidente de uma das melhores Câmaras Municipais do país, senão a melhor, segundo um dos muitos estudos que por aí abundam, vítima, em notável encenação. Provocador de seguida. O primeiro foi um sindicalista democrático, que há anos por aí andou, Torres Couto, ilibado justamente.... Ai esta justiça que só responsabiliza o pé rapado. E por último, um espanta comunistas. Um role de méritos ao alcance de tão poucos, teve um mérito, o de deixar de confundir as coisas, prestando um belo serviço, porque clarificou o tempo futuro, resta saber se de modo voluntário ou involuntário, mas para o efeito, tanto faz, porque ficamos a saber sobre o que ai vem.
O que clarificou então o incrível Pedroso? Disse, que se o Partido Socialista não obtiver maioria absoluta, deverá formar governo com o PPD/PSD. Ora cá está o que afinal só alguns, devagarinho sussurravam. Quer dizer, que afinal o Engenheiro Sócrates é o homem de que as direitas dos poderes, aqui no plural, necessitam. Nem mais nem menos. Esta direita, aqui só no singular, porque bem vistas as coisas, é só uma e a mesma, já tem líder, José Sócrates, sempre sôfrega, trata de resolver três questões básicas. Primeira, que nenhuma das malfeitorias deverá ter retrocesso, não vá o diabo tecê-las, porque assim está bem. Segunda, que ainda há tempo e espaço para mais e novas malfeitorias. Terceira, que afinal o bolo dividido só por um lado, é coisa ruim. Trate-se da divisão do dito. A cada um, o seu quinhão. Então, vamos estar perante a segunda fase da estratégia. A primeira, foi a de louvar e empurrar o engenheiro para as reformas, malfeitorias, ditas e necessárias; a segunda, porque é tempo de pausa táctica, não vá a coisa dar para o torto, é agora tempo, num frenesim, que às vezes parece desbragado, não no sentido do derrube do Engenheiro, porque ele é o único sólido e capaz, mas é preciso fazê-lo passar por uma espécie de sempre em pé, sem que nunca vá ao chão, na esperança de colocar o Partido Socialista na necessidade de um entendimento para governar. Atrelado, ficará o Partido Socialista amarrado a compromissos, reeditando com o PPD/PSD, o bloco central, o centrão, para contentamento das elites que riscam, traçam, mandam e executam a seu contento.
Quer isto dizer, que lá para Outubro, mais uma vez, poderemos exclamar: - Povo que estais lavado em lágrimas, preparai-vos para mais. Para pior, não tenhais dúvidas. Embora vos diga, desde já, que desta feita e mais uma vez, foste avisado. Nada de queixas a seguir.
Está então achado o modo como por de pé o ovo. Estava difícil. Mas a verdade é que a vida às vezes obriga a língua ao destrambelho. Uma preciosidade. E nem sequer vale dizer que isto é coisa e maldade de comunistas, porque para isto nem sequer foram ouvidos e achados. Os mais distraídos, dirão que estamos perante um verdadeiro ovo de Colombo. Para mim, está tudo muito claro e portanto, acho que não, mas perguntem ao Pedroso, aquele…

3 comentários:

anónimo "neoliberal" disse...

O Dr. Paulo Pedroso disse o óbvio: Que num cenário de maioria relativa, restará ao PS buscar acordos pontuais no arco democrático europeísta ou seja, no PSD. A hipotética ligação aos radicais da esquerda seria a sentença de ingovernabilidade do País e a permente guerrilha institucional. Aliás, o BE e o PC preferem estar de fora da governação para sobreviverem na lógica do mero protesto político. A eventual ligação ao CDS-PP seria a perigosa descaracterização da matriz social-democrata do PS.
Há muito que, neste mesmo blogue, preconizei o que agora verbalizou o deputado Pedroso. É elementar...

alex campos disse...

Só sabe mesmo dizer asneiras? Ou não sabe que o partido xuxa já esteve no poder coligadissimo com o CDS? Perigosa descaracterização
do PS? Seja intelectualmente sério, porra.
O PCP na lógica do protesto? Não vê em que estado está o país? Queria que o PCP fosse mais um a "comer"?
Vá dar banho ao cão. Não é no anonimato que enganará alguém.

anónimo "neoliberal" disse...

O seu registo insultuoso não o dignifica. Mas ultrapassando isso, também lhe digo que, nos seis governos provisórios o PC esteve presente ao lado do PS, do PPD e, claro, do mini-satélite MDP. Inclusivamente no governo de Pinheiro de Azevedo,depois de term tirado o tapete ao Vasco Gonçalves os comunistas tivera o ministro Veiga de Oliveira que, mais tarde, cindiu com o seu partido.Esta é a verdade histórica sem recurso ás atoardas populistas e catrastofistas dos radicais acantonados no destino da perpétua ilusão.