domingo, 24 de maio de 2009

O Balão de ar quente

por Augusto Alberto


"Câmara da Figueira da Foz “apadrinha” regresso de Markku Allen ao troço da Boa Viagem"

Foi com este assombroso titulo que o jornal local “ O Figueirense”, com data de 21/11/2008, exactamente de há meio ano, noticiou uma competição intitulada, “ master race internacional”, para o período de 22 a 31 de Maio de 2009, a realizar num espaço de 17 hectares, de uma indústria de madeiras, hoje desactivada na margem esquerda do Mondego. Notícia dada com abundantes pormenores, a confirmar em www.ofigueirense.com.
O centro Racing show pretende juntar, na Freguesia de S. Pedro, os campeões mundiais de rali, Walter Rohrl, Juha Kankkunen, Ari Vatanen, Markku Alen. Confirmaram já a presença os Filandeses Juha Kankkunen e Tommi Makinen, vencedores de quatro títulos cada um. Ainda em fase de confirmação, a organização anuncia a possível presença dos melhores entre os melhores, Tina Turner, James Blunt, Enrique Iglésias, Riky Martin e Coldplay.
Entretanto haverá demonstrações de trial ou freestyle, karting e…Falta alguma coisa, que adiante direi, por superior interesse funcional. Fazendo parte do vasto leque de propostas no campo do entretimento, a Razoou team vai instalar um mega parque de diversões que inclui uma área especialmente dedicada aos mais novos, como um restaurante original, insufláveis e um cinema, supervisionados por diversos monitores.
Marco Guarda aludiu a mensagens electrónicas trocadas com Allen, frisando a satisfação do piloto em voltar a cheirar o pó de Portugal, na pista da master racing internacional e Lídio Lopes, vereador do desporto da autarquia, aludiu à satisfação de Markku Allen em regressar à Figueira da Foz, cidade que acolheu etapas do Rali de Portugal nas décadas de 70, 80 e 90.

Na ocasião, o vereador Lidio Lopes, afirmou que a master race internacional e também o mundial de enduro, agendado para Outubro, na Figueira da Foz, vão colocar a cidade por boas razões, no mapa mundial do desporto motorizado. Estes eventos, disse ainda o autarca, vão revolucionar a projecção da Figueira da Foz como espaço de prática de todos os desportos.
Esta noticia como não podia deixar de ser, foi alindada com um boneco do senhor vereador Lidio Lopes, ao lado, provavelmente do promotor do evento, tendo por fundo, a torre do relógio da praia.
E agora, entro eu, cidadão desta bela cidade, para perguntar o seguinte: - cá do evento? Cá da pista? Cá dos carros? Cá do Markku Allen? Cá do restaurante? E já agora, por quanto ficou a promoção do falhado evento?
Ora aqui está em como uma certa vaidade e megalomania pode dar em nada.
Mas ainda falta terminar, e para isso, cito agora o mais prosaico da diversão, dado o tal interesse funcional … e passeios de balão de ar quente…Porquê? Para como cidadão deixar aqui muito claro, que o ideal seria que dentro da cestinha do balão de ar quente, esta gente, que nos tratam sistematicamente por irrelevantes cidadãos, se fossem daqui para longe, para deixarmos de ser sistematicamente enganados e humilhados.
Mas, acontece que este cidadão atento, acabe por desafiar o senhor vereador, para que olimpicamente nos explique o que se passou para que tudo tenha falhado, embora me sinta agradecido pelo tiro falhado, porque assim sempre vou poupar 40 euros, correspondentes ao preço do bilhete.
Obrigado.

1 comentário:

Antonio Joaquim Carlos da Silva Capelo Rego disse...

O Centro Racing Show (CRS), mega-evento agendado para as instalações da Alberto Gaspar, fruto de “um promotor megalómano”, já era….
Ainda no passado mês de Dezembro, numa iniciativa promocional do putativo evento, um condutor conduziu um Fórmula 1 na Avenida do Brasil, em Buarcos!...
Vários apoios e patrocínios foram anunciados. Se não tivesse havido recuo, lá estavam os dinheiros públicos envolvidos, através do Turismo de Portugal, anunciado patrocinador principal pelo promotor, “quando apenas existia uma candidatura que acabou chumbada”!...
Recorde-se, que a Câmara Municipal, ou, pelo menos, o seu vice-presidente Lídio Lopes, acolheu carinhosamente o evento, “assumindo o correspondente apoio institucional à causa - ainda se está por saber porque não foi mais longe no apoio… Porém, em meados de Março, lá acabou por abrir a pestana...
A partir desse momento, CRS, como tinha sido anunciado, entregou a alma ao criador, que, contudo, continuou a “garantir a boa saúde do evento”.
A partir daí apareceu o empresário figueirense José Cardoso …
Foi então que surgiu o remendo e salvador da face "EFigueira Racing Festival". “Os 10 dias foram reduzidos a três - cinco, a contar com iniciativas adjacentes, entre as quais estão actividades direccionadas às crianças, a 01 de Junho - o fantasioso orçamento inicial de sete milhões de euros reduzido para pouco mais de 100 mil.”
Entretanto, ainda há muita história ( e muitas “estórias”) do CRS por contar!...