sábado, 2 de maio de 2009

Zeca

Um "Parque José Afonso" vai ser inaugurado a 10 de Maio junto ao "Auditorio de Galicia", em Santiago de Compostela, em homenagem ao autor de "Grândola, Vila Morena", informou hoje o Núcleo do Norte da Associação José Afonso (AJA).
Situado numa lateral do Auditorio de Galicia, o parque é uma homenagem ao cantautor português promovida por um grupo de amigos, apoiada por cerca de três mil pessoas de todo o mundo e aprovada pela câmara de Santiago de Compostela, precisou Paulo Esperança, daquele núcleo.

O "Parque José Afonso" situa-se junto do complexo Burgo das Nácions (Burgo das Nações), onde actualmente se concentram várias residências universitárias e onde em 1972 Zeca Afonso cantou pela primeira vez em público "Grândola, Vila Morena" na sua primeira digressão pela Galiza, que integrou também espectáculos em Ourense e Lugo.
A inauguração do parque é o culminar de um projecto iniciado por Benedicto Garcia Villar, um dos fundadores do grupo galego Voces Ceibes (Vozes Livres) que entre 1968 e 1974, com a sua música de intervenção, afrontou a ditadura franquista, e que pretendia dar o nome do cantor português, de quem era amigo, a uma rua de Santiago de Compostela, indicou Paulo Esperança.
O professor universitário Xoan Guitian é outro dos promotores da iniciativa. Segundo Paulo Esperança, Zélia Afonso, viúva do cantor, e elementos do núcleo do norte da Associação José Afonso, vão marcar presença na inauguração do parque. Na véspera da inauguração, o Núcleo do norte da AJA promove no Centro Social do Pichel, em Santiago de Compostela, um espectáculo com poemas, imagens, narração e música subordinado ao canto de intervenção, cuja segunda parte será assegurada por Tino Flores, que também gravou com José Afonso.
José Afonso nasceu em Aveiro a 2 de Agosto de 1929 e morreu em Setúbal em 23 de Fevereiro de 1987. Fado de Coimbra, recuperação de temas populares e originais constam da vasta obra discográfica de Zeca Afonso, que nos finais da década de 1960 e inícios de 1970 se tornou um símbolo da resistência democrática em Portugal.
(notícia LUSA)

Sem comentários: