terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cuba: fim ao boicote

foto: alex campos (Exterior do Pavilhão de Cuba, Festa Avante!/2006)

A declaração que se segue não é minha. Nem do Comandante Fidel Castro. Nem de qualquer outro militante de Esquerda solidário com o povo cubano.
A declaração que se segue pertence a um recente relatório da UNICEF.
A declaração que se segue diz o seguinte: “Cuba é o único país da América Latina que eliminou a subnutrição infantil graças aos esforços do seu governo”.
No mesmo relatório a UNICEF assinala que "hoje existem cerca de 146 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade que vivem em estado de pobreza, o que contrasta com a realidade das crianças cubanas".
Desses 146 milhões, 5% são na Europa e 27% em nações em desenvolvimento.

12 comentários:

Jorge Lemos disse...

amigo, se puderes, passa a informação que editei sobre os dadores de medula óssea. É um pedido de um amigo de Lisboa. Há muita falta, por todo o país.
Não é falso, tem contactos verdadeiros.
Obrigado.
Jorge

Anónimo disse...

E quantas pessoas, com mais de 18 anos, é que a UNICEF dos crescidos reconheceu com direito a voto em eleições livres, e com direito a liberdade de expressão e a outras liberdades políticas?

Olímpio disse...

Caro Sr.Alex Campos.Pelo respeito que merece a sua ideologia,e porque não desejo provocar quem quer que seja pois não me identifico com nenhuma politica,seja de que ordem for,estive em Cuba.Havana dois dias e depois em Varadero cinco dias,com mais 42 parceiros da Aloé Vera.Vá clicar no meu blogue e leia o texto da Maria Targino,que não o que escrevi com emoção,pois desgraçadamente tivemos o 25 de Abril,para esta canalhada comer tudo e não deixar nada,como nos deixou em mensagem o saudoso Zeca.Infelizmente as tiranias estão em todo o lado e são sempre os pobres que pagam a factura.A America com o seu poder tantas vezes criminoso,tem faixas de exclusão sociais brutais e só a transformação dos homens face ao seu semelhante,eventualmente,poderia minorar tanto sofrimento na humanidade,mas só porrada é que repartem as migalhas.Aceite a minha estima e a cada um o seu espaço para o bem comum.Que será feito do Manangão? Tanta palavra e tão pouco conteudo e amizade.Olimpio Fernandes

Olímpio disse...

Sim,sim,já esquecia .O boicote a Cuba é um crime ,estou de acordo,porque o povo Cubano não merece aquele atraso,apesar da saude e o ensino,se apresentar-se gratuito.È um povo alegre e cordial nos contactos de rua e o País é de uma beleza ímpar.

Fernando Samuel disse...

«Esta noite milhões de crianças dormirão nas ruas do mundo. Nenhuma delas é cubana»: eis uma verdade facilmente constatável por qualquer cidadão que se desloque a Cuba.
É certo que essa é uma realidade à qual os defensores dos «direitos humanos» made in USA, não ligam muito... talvez porque não lhes interesse fazer a comparação com o que se passa nos seus próprios países...


Um abraço.
E um 2010 com muitas e fortes lutas.

(já agora e para que conste: nas últimas eleições realizadas em Cuba - em 2007 - estavam inscritos nos cadernos eleitorais 8 495 917 cidadãos maiores de 16 anos e exerceram o direito de voto 8 231 365. Quanto à «liberdade de expressão», basta andar pelas ruas de qualquer povoação cubana e falar com as pessoas...)

samuel disse...

Essa, hoje em dia, é uma "verdade inconveniente"...
É tão mais simples alinhar no coro contra Cuba!...

Abraço.

Anónimo disse...

"direito a voto em ""eleições livres""?
Em cuba há eleiçõs livres. Há também locais próprios para por pedófilos, sucateiros, pretendentes a banqueiros, pretendentes a merceeiros ricaços,pretendentres a patos-bravos, corruptos e outras quejandices.

Anónimo disse...

O RMG tem dificuldade em aceitar TUDO o que diga respeito aos Países com os quais não concorda com o regime. Problema dele, mas só lhe ficava bem reconhecer que os EUA, SÓ AGORA vão dar um direito aos seus cidadãos, a saúde, que é um direito que não é questionável em Cuba, assim como a educação, que é gratuita para todos os cidadãos.
Nada me custa aceitar que haja diferente opinião sobre a democracia, se há ou não em Cuba, eu penso que sim, outros pensarão que não, agora o RMG, o Politólogo, esse acha que a UNICEF quando enaltece algo como as coisas boas de Cuba, não não falo das cubanas, não tem razão, problema dele.
F.S

Olímpio disse...

Caros amigos.Não sou daqueles que estou bem "Com Deus e com o Diabo" tenho a minha consciência do bem e do mal.Tenho uma vida longa ao lado dos mais fracos,quer sejam cubanos,americanos,o que seja,o que julgo é que todos os sistemas politicos tem os seus escravos,reparem o que acontece em Portugal,democracia aos montes e gente a viver em dificuldades muito mais e não foi para este estado de situações que tivemos a alegria enorme do 25 de Abril.Que tenham um bom ano de saude junto das vossas familias.

Olímpio disse...

Caro Sr.Alex Campos.Não sei se sabe que a Mãe do meu amigo Agostinho tem estado muito doente,sendo certo que devemos estar com ele neste momento muito complicado.Cordialmente

Olímpio disse...

Tenho por costume nos meus contactos com as pessoas que me conheçam no limite da transparência,daí voltar a falar-vos de Cuba,para não julgarem que sou mais um"submarino"infiltrado no sistema.Sem que tenha sido castigado pelo salazarismo,o que seria uma ofensa para os mártires dele.Venho do tempo em que ler as teorias marxistas constitua um perigo e juntar-me no Rossio e nos Restauradores ,ás sofridas manifestações ,fugindo á policia e ás cargas de cavalaria,tambem era um grave risco.Tive dois amigos verdadeiramente comunistas em Montemor e que nos levou a um encontro em Lisboa ,devido á nossa ida para lá.Eles trabalhavam e estudavam e eu fui militar e depois fiquei por lá em cabeleireiro de senhoras.Um deles ,o Manel,esteve preso em caxias.enfim ,só para dizer que assumo a minha cidadania popular e estou contra até á minha alma,face a qualquer tipo de tiranias e desconfio sempre do poder politico,que tem como disse os seus escravos e tambem os lembe-botas para alcançar a "ponte"das mordomias.Por isso merda para esta gente que devia isso sim preocupar-se com os mais fracos,os que sofrem,vejam que no País temos dois milhões de pobres,enquanto ladrões do sistema comem tudo e não deixam nada.Sei que estou a fazer politica ,porque sou um homem livre e que ro que o meu semelhante o seja,mas hoje estou de tal modo ,que já não sei onde tenho o meu cartão de eleitor!Encontrei outras razões de me sensibilizar na comunidade e no meu espaço,que são da minha interioridade,porque o bem é sempre mais felicidade ,que o ódio e a politica gera esse mal estar e eu não sei viver com esse ferrete.Que o novo ano vos traga a realização dos vossos sonhos e que os povos humilhados pela pobreza,não sejam engolidos pela soberba dos poderosos.Olimpio Fernandes

Olímpio disse...

Por favor vejam se me compreendem,porque dá a impressão que estou baralhado neste pobre País.Mas acham que os que acreditaram e foram felizes com 25 de Abril,mereciam esta cambada de ladrões e oportunistas?Como posso votar e viver a esperança de melhores condições de vida para os mais fracos?Agora é que o Sr.Cavaco vem dizer que isto vai ao fundo,á anos que eu cidadão da rua,venho reparando no que hoje está aí em divida que nos vai tramar a todos.Não,não,quem se trama é sempre os que vivem da força do seu trabalho,tal como eu nestes 7o anos de vida.Sabem?fiz mal meter-me nestes textos,porque parece que regredi aos anos de militância politica e de tantos sonhos perdidos para este País.Mas vou recompor-me e vou regressar ao meu setio de paz comigo e com os outros,porque perdi a capaciade de acreditar nestes gajos,que são uma classe distinta do 25 de Abri.De má memoria e não me julguem mal,volta Salazar!!!!!!