quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O homem no seu labirinto


Augusto Alberto

No dia 27, 28 e 29 de Dezembro de 2012 saíram da Portela charters, rumo ao Dubai. Para levar Portugueses, que em regra roçam a mesa do orçamento e arrenegam a mudança. No grupo, inclusive, poderá ter viajado o homem da mala, Jacinto Leite Capelo Rego, que depositou a favor do CDS/PP, na agência do BES, na rua do Comércio em Lisboa, em dinheiro vivo, 1.060.250 euros. Ocorrência simultânea, com a manobra económica e ambiental dos sobreiros protegidos, na herdade da Vargem Fresca, que envolveu figuras gradas do Banco Espírito Santo e do CDS/PP.
Quem sabe se os anónimos cidadãos, que têm por hábito distorcer os factos e abjurar o que é público, não são amigos de caminho? De caminho, para essa gente, tanto faz que os símbolos se esgotem, desde que o único símbolo que prezam, o dinheiro, lhes permita passar o ano em locais exóticos. Mas eu não esqueço, nem os símbolos, nem que a riqueza produzida tenha sido colhida por essa nata. E se dúvidam, pergunto: Quem pagou e colheu com a cavacal derrapagem, no Centro Cultural de Belém? E quem pagou e colheu, com as toneladas de betão imersas na Barragem de Foz Côa, em virtude da leviandade administrativa? E quem paga e colheu, com a vaidade dos estádios do Europeu de Futebol? E quem paga e colheu, com a tolaria de mandar construir em Beja, um aeroporto sem préstimo? E quem paga e colhe, com a esbórnia dos submarinos?
Na Alemanha já há culpados a cumprir pena por corrupção e por cá, vivem em paz os senhores. E quem está a pagar e quem colheu com a esbórnia do BPN, que nos arrefece para além da alma, também o tutano? E quem está a pagar e quem colhe, com as ociosas parcerias público-privadas, tanto na área da saúde, (o hospital Amadora-Sintra foi um fardo para o Estado, e uma guloseima para os Melos), como na área do asfalto? E quem paga e quem colheu, com aqueles 12 anitos de descontos para a segurança social, adiantados aos gestores de topo, há uma dezena de anos atrás, logo no dia em que iniciaram funções na C.G. D.?
E quem paga e colhe, sim senhor, com as gordas avenças, com escritórios de advogados das nossas melhores praças, que em regra, protege quem colhe? E quem paga e quem colhe, (que farpa), com as subvenções anuais aos partidos? E quem paga e quem colhe…E os que, em lugares de administração, permitiram a paródia e a acumulação de riqueza nas mãos de uma dúzia de famílias, como no tempo da fascismo, foram julgados e punidos por ofensas à coisa publica? Não! Antes pelo contrário, subiram mais alto. Aos salões cobertos de veludo. Sou eu e o cidadão que vai de esparrela em esparrela, na carroça, a coberto da pantalha, direito ao precipício, quem paga, mas não colhe.
Está na altura de pedir contas à matilha que se serviu do PS, PPD/PSD e CDS/PP, e não a quem cumpre, viveu e vive dos seus rendimentos, as mais das vezes escassos e esparsos. A quem triplicou a divida pública em 12 anos, estimulou a degradação de serviços e empresas públicas, para justificar a senha liquidatária que se abate, até sobre empresas com sucesso económico e social, como os casos da GALP, Cimpor, EDP ou ANA, e também com a TAP, que não está a coberto de nova oportunista e cavalar decisão, apesar de em sua defesa, ter dito o seu presidente:  A TAP tem futuro como empresa pública.
É TEMPO de dizer: BAAAAAAAAAAAASTA...

Sem comentários: