sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Truísmo em Homs!

Augusto Alberto
    

A “comunidade internacional” é amiga de quem é sua amiga, mas inimiga de quem lhe tira da frente dos queixos o barril de petróleo.
Foram precisos 60 anos para a CIA confirmar como trabalhou para fazer cair Mohammed Mossadegh, (Iran Coup), um convicto nacionalista e muito popular primeiro- ministro iraniano, que optou por nacionalizar o petróleo, retirando-o desse modo, debaixo dos queixos dos ingleses. Nesse tempo, era Roosevelt presidente americano e o aristocrata conservador Churchill, primeiro- ministro britânico, e só mais tarde, chegaram à liderança politica da “comunidade internacional”, novas hienas, de que Cameron, Hollande e Obama, são a última expressão.
Mohammed Mossadegh

O Irão sempre foi uma farpa encravada na “comunidade internacional” e tanto assim, que em 1988, os americanos sabiam com toda a evidência, que o exército iraniano estava a ponto de abrir brechas irresolúveis no exército iraquiano de Saddam. Contudo, nesse contexto, a C.I. fez de Saddam um conjuntural amigo e permitiu que o seu exército gazeasse o exército iraniano, (Foreign Policy- Exclusive: CIA Files Prove America Helped Saddam as He Gassed Iran), invertendo em definitivo, o curso da guerra. Mas logo após, Saddam passou de amigo a vilão. Enquanto tudo isto, 26 milhões de curdos continuam sem uma Pátria, entalados entre a pesporrente e reaccionária elite muçulmana turca, de quem amiúde leva tautau, (sobretudo quando nas montanhas neva), e à mercê de criminosos que pululam pela Síria e pelo despedaçado Iraque. Ao assunto a C.I. diz nada, ou não seja a Turquia um dos membros da sinistra máquina de guerra da aliança atlântica.
Esta é, em forma remanescente, a verdadeira acutilância táctica. (Segredos, leva-os o vento, e o que há, é uma confessa máquina com vista a tornar boa gente, em receptivos e tansos cidadãos). Saddam e Kadhafi foram boas pessoas, enquanto estiveram em posição de quatro patas, mas estragaram tudo, quando se viraram, porque com os interesses do petróleo, não há meio-termo. Neste caso, bom, bom, é acautelar também, o porta-aviões hebreu, o contratorpedeiro do títere rei de Marrocos e as barcaças das cruéis monarquias do golfo, porque há gaz em Homs.

Assim, eu, cidadão indefeso, me confesso. Quando oiço ou leio notícias, em regra sublinhadas, como sendo a opinião ou a actuação da “comunidade internacional”, logo fico macambúzio e começo a sentir o rufar dos tambores e o bafo das hienas.

Sem comentários: