sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Como na Liliputelândia

Augusto Alberto


 É velho o desejo da direita politica em partir a espinha à Intersindical, para quebrar, em definitivo, as costas ao PCP. Em tempos, apontaram-me algum exagero, na apreciação. Mas eu insisti, que alterar, por força de leis aprovadas pelo PPD, PS E CDS, o modo da recolha das quotizações sindicais, a redução drástica da contratação colectiva, o aumento do trabalho precário, o despedimento fácil, ou criando um enorme exército de desempregados, sempre colocados perante a oferta de um salário inferior ao anterior, só pode levar a maiores dificuldades sindicais.
O tempo é sábio, e, por isso o emaranhado de notícias sobre a concessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, está, em meu entender, em linha com essa apreciação. De todo o modo, a decisão deverá ser remetida, antes de tudo, para uma opção a montante, reveladora das cócoras, em que mais uma vez a elite nos colocou. Alguma coisa me diz que a decisão está alinhada com orientações a norte, para que se ponha fim, liminar, à indústria de construção naval, em países “pigs”, como Portugal. Como sucedeu com os estaleiros de Gdansk, berço de um laureado fascista, alcandorado a sindicalista, que agora, aos factos, nada diz. Destas decisões, beneficiam os grandes estaleiros do norte da Europa, pela diminuição da concorrência, aliás, em conúbio com o conjunto de orientações tomadas, desde os tempos do “pai” Soares, relativo à indústria metalomecânica, que contribuiu, em definitivo, para o actual estado pífio da Nação.
E por fim, a jusante, assume um outro inestimável interesse. A liquidação, sem mais lentidões, de uma elite operária, numa zona do país, muito tomada por “padre nossos e aves marias”. Ou pachorras e lengalengas. E, neste período deprimente, antes que essa consciência se espalhe, esta é boa altura para liquidar os feios, os porcos e os maus, amachucando desse modo, as costas ao PCP. Pois é!
A elite afascistada de Portugal, como na Liliputelândia, enterra os seus mortos na posição vertical, de cabeça para baixo e “picha” para cima, com a esperança, aliás, sempre renovada, de que passadas algumas luas, a terra de volta à posição anterior, os reencarne, nas pessoas dos filhos e dos netos. Enterros como esses, aconteceram em Abril de 1974, mas idas quase 40 luas, cá estão os rebentos, com nervo liliputeano e em estado de prontidão.

 Como gostam de ser enganados os líricos da Nação…

Sem comentários: